Todas as notícias

Programa Spark 4 Business - Candidaturas abertas

23 MAI 2022

IPN

Programa Spark 4 Business - Candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas para o programa Spark 4 Business, que já apoiou 25 startups portuguesas que estão a melhorar a vida na Terra, com tecnologia espacial.

O ESA Space Solutions Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), abriu as candidaturas para o Spark 4 Business, um programa que apoia empresas e institutos de investigação portugueses, com interesse em transferir tecnologia espacial para criar novos produtos ou serviços utilizados na Terra. As candidaturas estão abertas em permanência, com duas datas para submissão e avaliação: 12 de junho e 4 de novembro e devem ser enviadas através do e-mail space@ipn.pt.

O Spark 4 Business, uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA) com o apoio da Agência Espacial Portuguesa e da ANACOM, vai suportar até sete projetos que utilizem ativos espaciais, como Comunicações por Satélite, Navegação por Satélite, dados de Observação da Terra ou Tecnologias Espaciais, para desenvolver novos produtos e serviços para mercados terrestres, em áreas como a saúde, transportes, energia, agricultura, ambiente ou segurança.

Cada projeto receberá um financiamento máximo de até 25 mil euros, para realizar o estudo da viabilidade financeira e técnica. As empresas selecionadas vão ainda beneficiar de um relacionamento direto com o IPN e com a ESA, o que irá fortalecer tanto o seu modelo de negócio, bem como a componente técnica/espacial. O Spark 4 Business abre ainda portas para a participação futura noutros programas da ESA.

Até ao momento, o Spark 4 Business já apoiou 25 startups portuguesas, como a
Connect Robotics, que criou um sistema de entrega de encomendas por drone em meio urbano, ou em destinos remotos; a Spotlite, que recorre a dados de satélite para a monitorizar a segurança de infraestruturas críticas, como as redes de transportes (estradas, ferrovia, metro, aeroportos, portos), edifícios e barragens, entre outras; a Hidromod, que utiliza informação espacial para monitorizar e fazer previsões sobre as reservas de água - AquaChange, ou a Present Technologies, que desenvolve a plataforma SWAIR, que integra dados de space weather e GNSS, para complementar a monitorização da navegação aérea.

Em 2014, o IPN tornou-se o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia, entre os 22 centros existentes na Europa, a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA: o
ESA Business Incubation Centre, um centro de incubação que atualmente integra uma rede nacional de 15 incubadoras que apoia empresas portuguesas que utilizem tecnologia espacial em aplicações terrestres ou que pretendem entrar no mercado espacial comercial; o ESA Technology Broker e o ESA Business Application Ambassador Platform. O programa ESA Space Solutions Portugal é possível graças ao financiamento nacional para o programa ESA ARTES.

Mais informações sobre o programa e sobre as candidaturas em
space.ipn.pt.

Parcerias