Todas as notícias

CE apoia investigadores com 822 milhões de euros em 2021

01 JUL 2021

Comissão Europeia

CE apoia investigadores com 822 milhões de euros em 2021

A Comissão Europeia lançou novos convites à apresentação de propostas para apoiar a Formação, o Desenvolvimento de Competências e as Carreiras dos Investigadores no âmbito das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA).

Esta iniciativa da União Europeia apoia o financiamento de estudos de doutoramento e formação pós-doutoramento, no âmbito do Programa Horizonte Europa.

Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, declarou: «A crise da COVID-19 destacou uma vez mais quão importante é para a Europa poder confiar em investigadores altamente qualificados, capazes de detetar e enfrentar futuros desafios. Revelou também a utilidade de comunicar evidências científicas aos decisores políticos e ao público em geral, e do trabalho interdisciplinar. Neste contexto, as Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) são um instrumento crucial. Desde o seu lançamento, há 25 anos, o programa tem vindo a incentivar mais mulheres e homens a seguirem carreiras de investigação, tornando a Europa um destino cada vez mais atraente para os melhores talentos de todo o mundo.»

Com um orçamento total de 6,6 mil milhões de euros para o período entre 2021 e 2027, as Ações Marie Skłodowska-Curie apoiam investigadores de todo o mundo, em todas as fases das suas carreiras e em todas as áreas.

As ações beneficiam igualmente as instituições, apoiando programas de doutoramento e pós-doutoramento de excelência e projetos de investigação e inovação colaborativos, reforçando a sua atratividade e visibilidade a nível mundial e promovendo a cooperação fora do mundo académico, nomeadamente com as grandes empresas e as PME.

Em 2021, as MSCA disponibilizarão cerca de 822 milhões de euros, abrangendo as seguintes cinco principais ações do programa de trabalho:

  • Redes de doutoramento MSCA – implementar programas de doutoramento para formação de doutorandos no meio académico e noutros setores, incluindo o empresarial e o industrial. O convite à apresentação de propostas de 2021, com um orçamento de 402,95 milhões de euros, é lançado hoje e termina em 16 de novembro de 2021.
  • Bolsas de pós-doutoramento MSCA – reforçar o potencial criativo e de inovação dos investigadores titulares de doutoramento que desejem adquirir novas competências através de formação avançada, mobilidade internacional, interdisciplinar e intersetorial. O financiamento será disponibilizado aos investigadores que se manifestem disponíveis para desenvolver projetos de investigação e inovação pioneiros na Europa e em todo o mundo, incluindo fora do setor académico. O convite à apresentação de propostas de 2021, com um orçamento de 242 milhões de euros, é lançado hoje e termina em 12 de outubro de 2021.
  • Intercâmbios de pessoal MSCA – desenvolver uma colaboração internacional, intersetorial e interdisciplinar sustentável no domínio da investigação e da inovação através do intercâmbio de pessoal. O sistema ajuda a transformar ideias em produtos, serviços ou processos inovadores. O convite à apresentação de propostas de 2021, com um orçamento de 72,5 milhões de euros, será lançado em 7 de outubro de 2021 e termina em 9 de março de 2022.
  • Ações «COFUND» MSCA – cofinanciar programas de doutoramento novos ou existentes e sistemas de bolsas de pós-doutoramento nos Estados-Membros da UE ou nos países associados ao programa Horizonte Europa, com o objetivo de divulgar as melhores práticas das MSCA. Isto inclui a formação de investigação a nível internacional, intersetorial e interdisciplinar, bem como a mobilidade internacional e intersetorial dos investigadores em todas as fases das suas carreiras. O convite à apresentação de propostas de 2021, com um orçamento de 89 milhões de euros, será lançado em 12 de outubro de 2021 e termina em 10 de fevereiro de 2022.
  • MSCA e Cidadãos – levar a investigação para junto dos estudantes, das famílias e do público em geral, sobretudo através da Noite Europeia dos Investigadores. Esta ação destina-se a sensibilizar para o impacto do trabalho dos investigadores na vida, na sociedade e na economia das pessoas e fomenta o reconhecimento público da ciência e da investigação. Visa igualmente aumentar o interesse dos jovens pela investigação e pelas carreiras científicas. O convite à apresentação de propostas de 2022, com um orçamento de 15,5 milhões de euros, abrange as edições de 2022 e 2023 da Noite Europeia dos Investigadores e será lançado em 22 de junho, com o prazo final de 7 de outubro de 2021.

No âmbito do Horizonte Europa 2021-2027, as MSCA colocarão maior ênfase na colaboração intersetorial, nomeadamente entre o meio académico e as empresas, bem como na supervisão e orientação profissional eficazes através das novas Orientações para a supervisão MSCA. Também irão promover comportamentos, atividades de investigação e gestão sustentáveis em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu, através da Carta Ecológica MSCA.

Para mais informações aceda aqui.

 

 

Parcerias